Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Guloseimas; como fazer Cupcake simples passo a passo


Olá meninas,quero deixar bem claro que todos os méritos deste post vão para o blog The cookie shop,foi lá que encontrei essa explicação fodona,simples e prática de como fazer o famoso cupcake,então achando tudo isso muiito legal resolvi dividir isso com vocês.The cookie shop,é um blog que super recomendo,principalmente pra quem gosta dessas coisinhas gostosas e coisinhas pra um cházinho da tarde.Confesso que fuçando o blog,fiquei com água na boca,impossivel não ficar,tudo é muiito tentador,e até mesmo eu que sou uma negação na cozinha em tudo que faço,me animei á colocar a mão na massa e fabricar meu próprio cupcake,mas pode deixar que quando isso acontecer eu mostro pra vocês.

Ele é tão bonitinho e gostosinho, que até parece uma coisa difícil de fazer. Mas gente: NÃO É DIFÍCIL.
Primeiro de tudo: não existe uma receita específica de cupcake – ele nada mais é do que um bolo assado em forminhas de papel e coberto com o glacê ou cobertura da sua preferência. Existem receitas que se prestam mais a serem assadas em forminhas pequenas, ficam mais bonitas, mais redondinhas em cima, mais úmidas – mas de forma geral, a regra (pelo menos a minha) é usar uma receita de bolo gostosa e que você esteja acostumado a fazer.
Vamos agora dissecar um “espécime”? (*cara de cientista louca)

Este cupcake foi assassinado em nome da ciência.
Este bolinho eu fiz pra vocês: bolinho de baunilha, cobertura de buttercream de frutas vermelhas e recheio de geléia de frutas vermelhas. Mas poderia ser um bolinho de chocolate, com recheio e cobertura de brigadeiro. Ou até mesmo um bolinho de nozes, recheio de doce de leite e cobertura de marshmallow. Se você abrir seu caderno de receitas (ou o da sua mãe ou avó) aposto que vai encontrar todos os elementos que irão compor sua criação. Segue a minha receita:
Bolinho de baunilha (rende mais ou menos 15 cupcakes)
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 3/4 de xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 ovos
  • 3/4 xícara de leite
Material necessário:
  • forminhas de papel no. 0, ou especiais para cupcakes (eu uso da marca Mago)
  • Forma de metal especial para muffins, ou forminhas de metal para empada (tem que caber a forminha de papel dentro, sem ficar justo)
  • grade para esfriar os bolinhos (se não tiver, use o seu escorredor de pratos)
Preaqueça o seu forno a 180°. Coloque uma forminha de papel em cada cavidade da forma de muffins, ou nas forminhas de empada.
Numa tigela, peneire a farinha, fermento e sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo. Junte a baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.
Em velocidade baixa, junte a farinha em três adições, intercalando com o leite (termine com a farinha) e misture até ficar homogêneo. Não bata demais.
Com a ajuda de uma colher de sopa, encha as forminhas até 2/3 cheias. Assim, ó:
Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até um palito sair seco quando espetado nos bolinhos. Assim que sair do forno, se possível, transfira os bolinhos para uma grade e deixe esfriar completamente antes de decorar.
Atenção:
  • Não espere os bolinhos dourarem por cima para tirar do forno. Como eles são pequeninos, a tendência é ressecarem e ficarem duros se assarem demais. Tire assim que passarem no teste do palito, mesmo se estiverem branquelos.
  • A minha forma de muffins é preta, e por isso eu fico muito atenta ao tempo de forno: formas escuras e de silicone podem superaquecer e queimar seus bolinhos.
  • Não deixe os cupcakes esfriarem dentro da forma – o vapor condensa nos bolinhos e as forminhas de papel podem se soltar depois.
  • Os cupcakes sem cobertura podem ser congelados – embale em plástico e em recipiente com tampa e guarde no freezer por até 3 meses.
Recheio
Para rechear meus cupcakes eu uso qualquer recheio cremoso e delicioso que eu estiver com vontade naquele dia.
Para fazer o buraquinho, eu deixo os bolinhos na geladeira por uma hora para ficarem mais firmes e uso o método do cone:

1. Com uma faquinha afiada, eu corto um cone no centro do bolinho e retiro o miolo, reservando só uma tampinha.
2. O recheio vai nesse buraquinho, com a ajuda de uma colher de chá.
3. Depois é só tampar.
Cobertura
A cobertura, pra mim, é o que faz o cupcake ter graça. E além de linda, ela tem que ser gostosa! Eu uso muito essa receita de buttercream de merengue, que é bem mais leve que o buttercream tradicional, e dá para variar o sabor da geléia, ou usar somente baunilha se quiser ela branquinha.
Outras opções de cobertura: marshmallow, brigadeiro, ganache de chocolate meio amargo – é só dar um Google!
Ela pode ser aplicada com uma espátula, mas eu acho que fica lindo com o bico de confeiteiro – o que eu mais uso é o bico 1M da Wilton:
Buttercream de Frutas vermelhas (adaptada do livro Martha Stewart’s Baking Handbook)
  • 3 claras
  • 2/3  xícara de açúcar
  • 200g manteiga em temperatura ambiente, cortada em pedaços de uma colher de sopa
  • 1 xícara de geléia de frutas vermelhas batida no processador, em temperatura ambiente (peneire se não quiser sementinhas)
  • corante rosa (opcional)
Numa tigela que possa ir ao banho-maria, misture as claras e o açúcar. Leve ao banho-maria, mexendo sempre, até o açúcar dissolver e a mistura ficar bem quente (se você tiver um termômetro, a temperatura é de 71°C). Bata as claras na batadeira até ficarem brancas e fofas, como marshmallow, e esfriarem completamente (leva mais de 10 minutos, então, paciência!). Não pode estar nem morninha, senão não dá certo.
Quando estiver tudo bem frio, com a batedeira ligada, comece a acrescentar os pedacinhos de manteiga, um a um, batendo bem para incorporar a cada adição. Se depois de juntar toda a manteiga a mistura separar ou parecer que “talhou”, continue batendo em velocidade alta, e a cobertura deverá emulsionar novamente. Bata até virar um creme espesso, uniforme e brilhante.
Junte a geléia e o corante e misture bem com uma espátula. Use imediatamente.
Agora, é só decorar – granulado colorido, açúcar cristal, raspas de chocolate, choco ball, um morango, figuras de pasta americana, tudo isso fica lindo.


È isso aii meninas gulosasss beijos da Ângie e comentem ok? fuuiiii

11 comentários:

  1. Amei a dica, uau acho q vou tentar fazer só preciso de tempo e paciência bjinhos amore

    http://rosacompreto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. flor super gostei muito do seu blog lindo já seguindo ..passa lá no meu e seja sempre bem vinda beijos

    http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. adoreii o blog parabéns tá rolando 2 sorteios no meu blog participe bjos http://marcelaminhasartes.blogspot.com/p/sorteios.html

    ResponderExcluir
  4. Hum que delicia ,lindo blog,gostei e ja estou te seguindo,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi flor!

    Primeira vez no seu blog adorei e já virei seguidora!

    Aparece no meu também e se gostar me siga, será um prazer!

    Aproveita também pra participar do sorteio de um pincel da Sigma que está rolando no blog.

    Bjus!

    http://desejosdeumafashionista.blogspot.com/

    Ps: Amei a receita! Delícia!

    ResponderExcluir
  6. hum...que delícia.Vou tentar fazer kkk
    Estous eguindo ak flor,pq gostei do blog,bem diversificado!!!
    bjs e sucesso!
    http://sumorenaflor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie linda =) adorei seu blog, muito lindo, e a receitinha gostosa hehehe seguindo vc. Tem sorteio rolando lá no meu blog, participa e boa sorte, beijos

    www.girlscosmetic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. não aguentei e vim de novo que delicia,bjus
    htp://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. hmmmmmm que delicia!

    beijos

    carolinaybarramakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Aaaa eu amooo essas guloseimas .Vou tentar fazer ,ainda não tinha encontrado essa receita.Seguindo segue de volta

    ResponderExcluir
  11. Ameiii as dicas fiquei com agua na boca!rs lindooo o blog!! ja estou seguindo! se gostar segue? http://missrosachoque.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário,e qualquer dúvida que estarei respondendo o mais rápido possivel aqui mesmo.
Volte sempre e beijos da Ângie B.